Reativado o Fórum de Entidades

Fórum de Entidades é reativado na Câmara Municipal

Câmara Municipal reativa o Fórum de Entidades - Foto: Mariana Fontoura/CMPA

O Fórum de Entidades da Sociedade Civil da Câmara Municipal de Porto Alegre, instituído em 2007 com o objetivo de participar das discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (PDDUA), foi reativado na noite de quinta-feira (10/11). A coordenadora do Fórum, que congrega 93 entidades, e presidente da Casa Legislativa, vereadora Sofia Cavedon (PT), comandou os trabalhos. A ideia é que as reuniões sejam permanentes a partir de agora e que sejam abertas inscrições para novas entidades. “O Fórum é muito importante para o conjunto da cidade. É uma preciosidade essa interferência mais qualificada no Conselho do Plano Diretor”, destacou Sofia.

Em 10/01/2011 - Prefeita em exercício Ver. Sofia Cavedon em audiência com representantes de entidades que solicitavam a reativação do "Fórum de Entidades". Foto: Luciano Lanes / PMPA

Os participantes debateram o Projeto de Lei Complementar Nº 003/11, que institui, no município de Porto Alegre, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), nos termos dos artigos 36, 37 e 38 da Lei Federal nº 10.257/2001 – Estatuto da Cidade –, que tramita atualmente na Câmara.

Segundo a vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) e representante do Centro Comunitário Educacional Tristeza, Anadir Alba, esse é um tema urgente. “Esse projeto passou pelo Conselho e está na Câmara. Está sendo engavetado há muito tempo. Com isso, empreendimentos imobiliários que provocam impacto estão sendo aprovados. Ele precisa ser votado pela Casa logo”, solicitou.

Câmara Municipal reativa o Fórum de Entidades - Foto: Mariana Fontoura/CMPA

Conforme Sofia, o EIV é um instrumento fundamental para o exercício da cidadania e garantia de direitos, que se contrapõe à especulação imobiliária predatória. “Por não regulamentar o EIV, determinado pelo Estatuto das Cidades, Porto Alegre tem vivido conflitos constantes entre a aplicação do previsto no Plano Diretor, a intenção dos empreendedores e os direitos e as expectativas da vizinhança. Muitas vezes, os próprios órgãos municipais se manifestam impedidos de mediar esses interesses pela ausência da regulamentação do EIV”, destacou Sofia.

A vereadora lembrou que o EIV é um instrumento de suporte à decisão administrativa no exame e na aprovação de projetos e empreendimentos e de monitoramento da aplicação das normas gerais do regime urbanístico previstas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA).

01/04/2009 - Reunião do Fórum de Entidades Foto: Camila Domingues/CMPA

Outro tema abordado durante a reunião foi o das Áreas de Interesse Cultural (AICs) – áreas que apresentam ocorrência de Patrimônio Cultural que deve ser preservado a fim de evitar a perda ou o desaparecimento das características que lhes conferem peculiaridade. Representantes do Grupo de Trabalho (GT) que estudam o assunto devem elaborar novo projeto de lei que vise à identificação e detalhamento das Áreas de Interesse Cultural e apresentar ao Fórum.

Darlene Silveira (reg. prof. 6478)

Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara

http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=15831&p_secao=56&di=2011-11-11

Reunião do Fórum de Entidades em 06/3/2008 - Foto: Tonico Alvares/CMPA

A criação do Fórum de Entidades, em 19/10/2007:

http://poavive.wordpress.com/2007/10/19/forum-de-entidades/

Vereadora Neuza Canabarro e Nestor Nadruz, representante das Entidades, coordenaram os trabalhos do Fórum em 2007 e 2008. Foto: Fórum de Entidades/CMPA

Anúncios

1 comment so far

  1. Ibirá Lucas on

    Ibirá Lucas
    precisamos criar um artigo (instrumento) que permita a solicitação popular de um EIV.
    Se uma comunidade entender necessário deveria poder pedir a realização do EIV. Este estudo poderia ser solicitado por conselheiro regional no CMDUA, independente do projeto ser de grande porte ou especial, mas simplesmente por interesse popular.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s