Reunião ordinária em 15 de julho

Quem viu a EPTC por aí?

Cadê a EPTC?

Texto do e-mail de convocação aos delegados e posteriormente repassado aos convidados da RP1, enviado via SPM – Coordenação do Programa de Regionalização e Participação:

Prezados participantes do Fórum Regional de Planejamento 1 – RP1 :

Comunicamos a realização de reunião deste Fórum, conforme informações à seguir:

Local: Borges de Medeiros, 2244, 6º andar do Prédio da SPM

Data: 15 de julho de 2010

Horário: 19h

Pauta:

  • Alterações do trânsito, devido a obras do Túnel da Conceição
  • Assuntos Gerais

Contamos com a presença de todos.

O principal assunto da reunião seria o projeto de alterações no trânsito motivado pelas obras no Túnel da Conceição, o que está preocupando muito moradores de alguns bairros, especialmente da Independência e Bom Fim.

O conselheiro Ibirá, que está com a relatoria do projeto no CMDUA, solicitou a presença da EPTC para melhor esclarecer o projeto na reunião ordinária da  Região de Planejamento 1. Mas a EPTC simplesmente não mandou ninguém!

O conselheiro Ibirá solicitou um computador e um projetor para a SPM, pensava projetar alguns mapas com as alterações de trânsito previstas no projeto, mas não conseguiu nada. Foi preciso solicitar um laptop e projetor na Escola Parobé, que nada tem a ver com a SPM…

A convocação aos delegados e o convite a representantes de moradores dos bairros foi em vão.  Foram tratadas generalidades e muitas críticas ao descaso que não apenas a EPTC demonstra aos representantes eleitos pela população, não apenas da RP1 como das demais Regiões de Planejamento.

Foi acertado uma visita ao secretário da SPM, Márcio Bins Ely, para cobrar melhores condições de trabalho e um mínimo de atenção e respeito ao trabalho voluntário que os conselheiros e delegados das Regiões de Planejamento desenvolvem.

Alguém lembrou da fala do prefeito na ocasião da posse dos conselheiros e delegados (na época era José Fogaça): “o futuro de Porto Alegre está em suas mãos”. Com o descaso que algumas secretarias tem pelo trabalho das Regiões de Planejamento, isso chega a parecer deboche.

Além dos delegados compareceram: Marília/Mov. Reviver Independência, Leon/Rua Pinheiro Machado, Maria Alice/Rua Pinheiro Machado, Lilia Mora/Rua Gonçalo de Carvalho, Ana Lúcia/Rua Gonçalo de Carvalho, Ivo/Petrópolis Vive, Jacqueline/2ª vice presidente da AMABI, uma estudante moradora nos Estados Unidos que pediu para acompanhar os trabalhos da Região e o Pedro/jornalista do Caderno ZH Moinhos.

No Blog ZH Moinhos:

Mudanças na Santo Antônio e na Garibaldi

Atualizado/16h:

Esclarecimentos da Secretária Executiva do CMDUA, nos Comentários.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

4 comments so far

  1. Lucas Barroso on

    A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa aos membros da Região de Planejamento 1, de Porto Alegre, que foi notificada da reunião, pelo senhor Ibirá, às 13h30 do mesmo dia da reunião. Por essa razão, não pôde enviar nenhum representante ao encontro, haja vista que os mesmos atendiam compromissos previamente agendados.

    De qualquer forma a EPTC está sempre aberta a participar dos encontros da RP1, a fim de elucidar e debater questões relativas à transporte e trânsito, desde que agendadas com antecedência.

    Att.
    Lucas Barroso
    Assessoria de Comunicação EPTC
    3289-4309
    9173-1056

    • rgp1poa on

      Lucas,
      Temos informação que o Conselheiro Ibirá solicitou a presença da EPTC diretamente à Conselheira representante da EPTC no CMDUA, em uma reunião do CMDUA. Ele ligou no dia da reunião apenas para confirmar a presença e acertar detalhes.

      Lamento dizer que a EPTC já tem a triste fama de não comparecer a reuniões. Participei de uma reunião da CUTHAB, na Câmara Municipal, para tratar da abertura da Rua Pinheiro Machado e a EPTC não compareceu, deixando irados os vereadores da Comissão e os moradores que lá foram.
      Está na página da Câmara: http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=12003&p_secao=56&di=2010-04-20

      Estes trechos dizem tudo:
      “Para o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Independência (Amabi), Diônio Kotz, a ausência da EPTC à reunião demonstram desrespeito da prefeitura com a entidade e os moradores. “Há falta de clareza nas respostas do Executivo, e não temos acessso à EPTC. A comunidade quer contribuir, pois é ela que vai sentir os reflexos das mudanças.” Já a moradora Maria Alice Kauer reivindicou que as mudanças não sejam executadas pela prefeitura até que a EPTC apresente aos moradores o seu projeto viário para a região.”

      “O vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) lamentou que a reunião tenha sido prejudicada pela ausência da EPTC, autora da proposta, e solicitou que seja marcada uma nova reunião com a direção da EPTC para tratar do assunto.”

      “O presidente da Cuthab, vereador Elias Vidal (PPS) salientou que o objetivo da Comissão era o de reunir as partes envolvidas para tentar intermediar uma solução. Ele lamentou, no entanto, a ausência da EPTC: “Não se fizeram presentes porque não queriam confrontar com a verdade”. Elias Vidal acatou os encaminhamentos dos vereadores e prometeu entregar documento dos moradores a Cesar Busato ainda hoje, às 18 horas, quando terá reunião com o secretário.”

      Nos parece, e aos vereadores também, que a EPTC é muito arredia a prestar esclarecimentos solicitados.

      Cesar Cardia

  2. Silvio on

    Cesar, a primeira foto de ” Quem viu a EPTC por aí” esta sensacional. Diz tudo. Foi hilário. Fiquei rindo alguns minutos eheheheh Saudações.

  3. rgp1poa on

    Esclarecimentos da Coord. Programa de Regionalização e Participação, recebidos por e-mail:

    Conselheiro César.

    Creio que esteja havendo qualquer mal-entendido em razão da forma como o trabalho da Coordenação do Programa de Regionalização e Participação foi referido no Blog da RP1.

    Ocorre que o convite feito à EPTC – diretamente pelo Conselheiro Ibirá e não pela SPM – aconteceu no mesmo dia da reunião, o que acarretou a dificuldade de presença. Apesar disto, a EPTC se mostrou bastante interessada em poder contribuir com os esclarecimentos e apenas solicitou que pudesse ser em outro dia. Portanto não ocorreu que a mesma “simplesmente não mandou ninguém”, conforme postado.

    O senhor deve saber que o deslocamento de servidores necessita passar também por trâmites internos, e que, principalmente quando não existe quadro de servidores de plantão, essas coisas necessitam de alguma antecedência para serem organizadas.

    Esta situação foi informada ao Conselheiro Ibirá, antes da reunião do Fórum da RP1.
    O que também expliquei ao Ibirá, é que na SPM contamos com apenas 1 equipamento para a projeção de imagens, e que o mesmo já tinha sido disponibilizado para apresentação em Reunião do Fórum da RP8 – porque esta o tinha reservada com a antecedência necessária.

    Espero que a situação possa ser esclarecida aos participantes do Fórum da Região 1, assim como aos demais usuários do blog.

    Penso que seja importante o conhecimento sobre o esforço do Programa de Regionalização e Participação em concretizar o que é o próprio objetivo do Programa: reuniões produtivas. Penso que o tipo de postagem feita no Blog da RP 1 possa estar distorcendo esta realidade, além do posicionamento solícito de presença transmitido pela EPTC.

    Obrigada pela sua atenção e compreensão.
    Atte.,
    Ana Paula Tomasi
    Secretária Executiva CMDUA
    Coord. Programa de Regionalização e Participação
    Secretaria do Planejamento Municipal


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: